Facebook
@lenhasbetinardi
Instagram
@lenhasbetinardi
Whatsapp
(41)98815-1598

A EMPRESA


Histórico

Em busca de refúgio muitos imigrantes italianos vieram para o Brasil no final do século XIX. Dentre eles Vincenzo Bettinardi oriundo da região do Vêneto. Viúvo trouxe consigo seus filhos ainda pequenos. Após longa viagem passaram pelo Rio de Janeiro e desembarcaram no Porto de Paranaguá, em 19 de janeiro de 1889 (Torques, 2012).

Vincenzo e os filhos chegaram apenas com a roupa do corpo, e receberam um lote na localidade de Colônia Maria José no município de Quatro Barras. Trabalhando em diversas ocupações a família Bettinardi se estabeleceu financeiramente, e passou a comprar terrenos ao redor das Colônias Maria José e Presidente Faria em Colombo, dos quais extraíam madeira, lenha e erva mate.

A atividade madeireira extrativista era um dos segmentos econômicos mais rentáveis do período, principalmente o manejo tradicional da bracatinga. Esta cultura foi transmitida de pai para filho nas famílias da região. Na família Betinardi iniciou-se com Giusto Bettinardi, filho de Vincenzo.

A madeira e a produção de lenha, principalmente a de bracatinga, que no início do século XX era transportada em carroças até Curitiba, passa a ser transportada por caminhões. Maximiano Betinardi, um dos filhos de Giusto Bettinardi, segue a atividade comercial de seu pai, trabalhando com lenha e a transportando para a Capital. Consta no livro de taxas de veículos da prefeitura de Colombo de 1944, que Maximiano foi um dos primeiros proprietários de caminhões do município.

A longa trajetória, de base familiar e extrativista do mercado madeireiro, gradativamente foi sendo substituída por empresas de iniciativa privada. Esta substituição deve-se pela legalização fiscal e florestal ao qual a atividade foi submetida. As famílias que não se organizaram deixaram de exercer a atividade.  
Tendo em vista este novo arranjo do mercado da lenha, foi criada a empresa Comércio de Lenhas Betinardi.

Inicialmente a empresa tinha como principais atividades a comercialização de lenhas para caldeiras, indústrias, pizzarias e panificadoras. O material era extraído de florestas de manejo tradicional da bracatinga.

 


Atualmente a Lenhas Betinardi ampliou sua estrutura e seus serviços. Conta com:
- Equipe especializada para corte e manejo da bracatinga, e de espécies exóticas como pinus e eucalipto, em toda a Região Metropolitana de Curitiba;
- Equipe de plantio e de coleta de resíduos em áreas de reflorestamento;
- Equipamentos e maquinário para processamento, aproveitamento e manejo florestal;
- Comercialização de cavaco para geração de energia; cavaco (limpo); lenha em metro para caldeiras; lenha picada para pizzarias e panificadoras; lenha ensacada para churrasqueiras, fogões e lareiras, metrão de pinus e eucalipto; e escoramento para construção civil.
               
A Lenhas Betinardi utiliza em sua produção, somente madeiras de áreas de reflorestamento e manejo regularizado. Trabalha em consonância com as leis vigentes geridas pelos órgãos ambientais, em suas diversas instancias – Federal, Estadual e Municipal. Possui áreas de reflorestamento e de preservação ambiental, o que torna a sustentabilidadee a responsabilidade ambiental, os pilares que norteiam a nossa filosofia.
 
A empresa busca no trabalho, os valores profissionais herdados dos seus antepassados, imigrantes italianos que rumaram ao Brasil em busca de uma vida nova.  O legado das pessoas que tornaram realidade o sonho de um empreendimento sólido e próspero, é constante referência à gestão empresarial e o que orienta a empresa rumo a um futuro de realizações e conquistas.

A lembrança é parte importante na construção de novos rumos e objetivos e na busca por mais concretizações. As realizações fazem parte do passado e projetam no futuro, prosperidade, como foi idealizado, outrora, pelos colonos da família Betinardi.


Referências Bibliográficas:
TORQUES, Caio Vinícius. Imbuial e Roseira: nossas famílias. Curitiba: 2012